terça-feira, 31 de agosto de 2010

Santuário do Sameiro





Santuário do Sameiro

Hoje, no último dia do mês de Agosto, em que para muitos é tempo de regressarem das férias e voltar, uma vez mais, à rotina diária dos seus afazeres, dos seus empregos... Fonte Viva, convida-os a todos, no dia de hoje a viajar, ainda que virtualmente até ao Norte de Portugal, mais propriamente no Vale do Cávado, até Braga.
Braga, é a cidade mais antiga, fundada no tempo dos romanos como Bracara Augusta e que conta com mais de 2000 anos de História como cidade.
Sita nesta fantástica e maravilhosa cidade nortenha, encontramos o Santuário do Sameiro, ou de Nossa Senhora do Sameiro. A construção do Santuário do Sameiro iniciou-se a 14 de Julho de 1863, no século XIX. No seu interior, destaca-se o altar-mor em granito branco polido e o sacrário de prata. Em frente ao Templo ergue-se um imponente e vasto escadório, sendo que no seu topo se erguem dois pilares, encimados da Virgem e do Coração de Jesus, que aludem abraçar toda aquela zona nortenha, bem como a todos os peregrinos.
Depois de Fátima, o Santuário do Sameiro é o maior centro de devoção mariana em Portugal.
Algumas datas em género de Cronologia, do Santuário do Sameiro:




* Em 14 de Julho de 1863 foi lançada a primeira pedra para a igreja do Sameiro, sendo a igreja sagrada a 10 de Agosto de 1877.

*Em 7 de Agosto de 1878, chegou a imagem de Nossa Senhora do Sameiro, obra imponente do escultor italiano Eugénio Maccagnani. Só em 1941 foi sagrado o altar da Basílica do Sameiro.

*Em 17 de Junho de 1979 foi inaugurada a Cripta, sob o templo inicial, de grande beleza.

*Em 15 de Maio de 1982, sua Santidade, o Papa João Paulo II visita este Santuário Mariano sendo que dois anos mais tarde, em 3 de Junho foi inaugurada a estátua do Papa João Paulo II.


Por hoje, ficam estas memórias,relativas ao Santuário do Sameiro lançadas pela Fonte Viva, até ao próximo (re)encontro.




in wikipedia e wikimapia, by Fonte Viva.