![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgu1bSBW0HML07RqOvWBULHZRvCSPyoRrI0zTjYZ8Dewvwx9vhXBhOtvaBrsbucUtCry63amEMBFc3oglDotOfBJwTPMHpWBomYBk6SbESZi0675fLDquLxf1WXcun3-pBBj2uXlRJg_2YR/s200/QtaRegaleira-01.jpg)
Nesta viagem, apresento-vos a Quinta da Regaleira, situada no termo do centro histórico da vila de Sintra, foi construída entre 1904 e 1910, em pleno período da monarquia.
Predominam os domínios românticos outrora pertencentes à Viscondessa da Regaleira, adquiridos e também ampliados pelo D. António Augusto Carvalho Monteiro (1848-1920) fundando o seu lugar de eleição, sendo um detentor de uma prodigiosa fortuna, aliado ao talento do arquitecto- cenógrafo italiano Luigi Manini (1848-1936).
Os jardins e os edifícios são uma verdadeira cenografia, o Palácio dos Milhões, uma verdadeira mansão filosofal de inspiração alquímica. Percorrer o parque exótico é sentir a espiritualidade cristã na Capela da Santíssima Trindade, que nos permite descer à cripta onde se recorda o simbolismo e a presença do além, com grande emoção.
A Quinta da Regaleira e os pontos de interesse
Na Quinta da Regaleira, Carvalho Monteiro tinha o desejo de construir um espaço de grande grandiosidade, em que pudesse viver rodeado de todos os símbolos que espelhassem os seus interesses e próprias ideologias. Procurou ressuscitar o passado mais glorioso de Portugal, daí a predominância do estilo neomanuelino e a sua ligação aos descobrimentos. Evocação ao passado que passou também pela arte gótica e alguns elementos clássicos. A enorme diversidade da Quinta da Regaleira é enriquecida com o simbolismo de temas esotéricos coma alquimia, Maçonaria, Templários e Rosa-cruz.
O Bosque
O bosque ou mata ocupa a maior parte da Quinta. É sem dúvida e por acaso mais cuidada na parte mais baixa da quinta, sendo mais selvagem à medida que vamos chegando ao topo, que reflectem a crença primitiva de Carvalho Monteiro
O Poço Iniciático
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi2Y92R2MTNSBOvB8YWxplmqPi5i6zkYj6fLzssyjhgAPOMpLbQqSonYUjPBdwKd-FXWqKSWkhOV3Me40D0oc8ntnehlt4eyIqHTTZTrB6O9ASCgwwSu7AFtKfP_-ruza5CpuA8QTOMph4_/s200/QtaRegaleira-02.jpg)
A simbologia do local está relacionada com a crença de que a terra é o útero materno de onde provém a vida, mas ao mesmo tempo a sepultura para onde voltará. imensos ritos de iniciação aludem a aspectos do nascimento e morte, ligados à terra, ou renascimento.
A Capela da Santíssima Trindade
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgvmy33CeXfrHR3HB-iZfJrmfI1CWqy7it9ryUVjYF4rURACVIAFw7TUvkv0lEQEnZHbL1cLFOKZH69PYtF80HS9XgFcZNm4zxHj-670C-aDyI5m2pNWpFCwsK-NGXRrM_G59KlWB5d8tOb/s200/QtaRegaleira-03.jpg)
O revivalismo gótico e manuelino pode ser admirado e contemplado através da sua magnifica fachada, na qual estão também representados Santa Teresa d'Ávila e Santo António. Ao centro, está apresentado o Mistério da Anunciação. O altar-mor, está Jesus depois de ressuscitar a coroar uma mulher que pode ser Maria ou Madalena. Ao lado direito Santa Teresa e Santo António em painéis mosaicos. No chão, é representada a Esfera Armilar ou Globo Celeste e a Cruz da Ordem de Cristo, rodeados de pentagramas, estrelas de cinco pontas.
Para além destes e outros tantos pontos de interesse, espero que se tenham deleitado com esta viagem e, procurem um dia, fazer ao "vivo e a cores" esta viagem.
in, site oficial da Quinta da Regaleira e wikipédia, by Fonte Viva.