![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj8dla7P4SqR0Jf1U6x4o_4Td5jpN2bVoJQAL0zYENqsu_dv6b2F5KKK-iZ6HZsJ5TC1Kix9Cu1m2tmCPmxMa9WNPmtMSzXe-4D3wrw0c76aiw4gr1F6Pvpla2eXfi0PtQ9n4Lfun8SiE0s/s320/santu%C3%A1rio+do+sr+jesus+do+Carvalhal.jpg)
Hoje quero partilhar com os leitores do meu blogg, um local que me viu crescere que faz parte de mim.
O Santuário do Sr Jesus e S. Pedro do Carvalhal é um Santuário de oração e de re-encontro com Deus e connosco mesmos.
Localiza-se na freguesia de Carvalhal, concelho do Bombarral, distrito de Leiria e pertence ao Patriarcado de Lisboa. É também ele, sede da Paróquia do Sr Jesus e S. Pedro do Carvalhal e, integra-se na Vigararia do Cadaval- Bombarral- Lourinhã, por terras do Oeste. Em 2000 festejou o seu grande Jubileu 2000.
A Igreja matriz, é rodeada de um enorme e belo "arvoredo" na qual se pode encontrar um tão eloquente espaço para se descansar, relaxar, passar bons momentos entre amigos. Nele encontra um mini-bar, pertença do Santuário cujas receitas revertem a favor das obras, melhorias e requalificações do Santuário. Encontra ainda, um espaço de piquenique, dois coretos, um altar campal, em género de anfiteatro ao ar livre, para além disso dispõe ainda de uma casa de romeiros, com capacidade para acolher peregrinos.
UM SANTUÁRIO E UMA LENDA...
Conta-se que andando um homem junto ao mar de Peniche, uma voz que chamava chamou-lhe à atenção um enorme caixote que as ondas arrastavam para a praia. Pegando nele, sem qualquer esforço apesar da sua dimensão, andou até a uma ermida designada de S. Pedro. Ali, o caixote tornou-se tão pesado que, o homem resolveu chamar o Prior (Padre) que o abriu e deparam-se com a imagem de Jesus. A imagem foi recolhida e colocada à veneração, começando assim, as visitas (Círios) a este Santuário.
De Peniche a este Santuário, distam cerca de 30 km. Assim, este Templo é considerado por muitos um belo local, acorrendo a ele, por diversos motivos.
Sendo também de referir que este Templo foi edificado ao longo do Séc. XIX em virtude de ter ruído a Ermida Primitiva de S. Pedro, o padroeiro desta freguesia há mais de 600 anos. As festividades em honra do padroeiro realizam-se a 29 de Junho.